quinta-feira, 9 de julho de 2009

Jogos da Lusofonia


A segunda edição dos jogos que visam promover a união dos povos lusófonos, decorrem este ano em Lisboa, entre 11 e 19 de Julho, numa competição que apenas peca pela ausência dos maiores nomes do desporto dos países participantes.

Ainda assim, Portugal vai poder contar com os atletas olímpicos Nélson Évora, Naide Gomes e Fernanda Ribeiro, enquanto o Brasil trás a sua campeão olímpica de salto em comprimento em 2008, Maurren Maggi.

Os restantes 1300 atletas que participam nas dez modalidades em competição: Atletismo, Futsal, Futebol, Ténis de Mesa, Judo, Taekwondo, Basquetebol, Voleibol, Voleibol de Praia e Desporto para deficientes (demonstração), serão sobretudo de atletas de segunda linha.

Em 2006, a primeira edição dos Jogos da Lusofonia, tiveram lugar em Macau. O Brasil foi o país mais medalhado, conseguindo um total 57 medalhas – 29 medalhas de ouro, 19 de prata e 9 de bronze – seguido de Portugal, com 51 medalhas – 12 medalhas de ouro, 18 de prata e 21 de bronze – e Sri Lanka com seis.

Dos países presentes nesta segunda edição, apenas a Guiné-Equatorial surge pela primeira vez, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste, todos países cujo a língua oficial é a Portuguesa, Sri Lanka, Índia e Macau, já todos tinham participado nos Jogos da Lusofonia em Macau.

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, desvaloriza o facto de não estarem presentes as grandes figuras do desporto dos países participantes, preferindo destacar o facto de nos Jogos da Lusofonia se mais importante a “união e aproximação dos povos” do que a competição em si.

Os Jogos da Lusofonia vão estar divididos em mais quatro concelhos da área metropolitana de Lisboa, para além da capital, onde o Pavilhão Atlântico será o centro da competição, recebendo, para além da cerimónia da abertura, as competições de futsal, ténis de mesa, judo e taekwondo.

O Estádio Universitário de Lisboa receberá as modalidades de atletismo e a demonstração de desporto para deficientes, enquanto no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso se vão disputar as provas de voleibol (masculino e feminino).

A competição de basquetebol estará dividida entre o Complexo Municipal dos Desportos de Almada, que recebe o sector masculino, e o Hockey Club de Sintra, que acolhe os jogos femininos.

O futebol, disputado pelas selecções olímpicas, decorrerá no Estádio José Gomes, na Amadora, e no Estádio Nacional, em Oeiras.

O concelho de Oeiras receberá ainda as provas de estrada de atletismo, na Avenida Marginal, e de voleibol de praia, em Santo Amaro de Oeiras.

De acordo com a organização, 750 voluntários vão dar apoio aos Jogos da Lusofonia, em diversos sectores, como hospitalidade, transportes, competição, eventos culturais, comunicação social, bilheteira, marketing, serviços médicos e apoio a espectadores, entre outros.

Fonte - SAPO Infodesporto

Sem comentários:

Enviar um comentário