quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Brasil segue na liderança dos rankings mundiais, mas EUA encostam

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) divulgou nesta quarta-feira os rankings mundiais da modalidade, e o Brasil continua na frente, tanto na lista masculina quanto no feminino.

Entre os homens, porém, a diferença mostra-se cada vez menor em relação ao segundo, os Estados Unidos. A principal razão é o facto de que os resultados obtidos há mais de dois anos - como o ouro brasileiro no Mundial de 2006 , de 2007 - passam a contar apenas metade do valor inicial. Enquanto isso, os torneios do ano passado somam seu valor integral. Melhor para os norte-americanos, que facturaram o ouro na última Liga Mundial e nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Desta maneira, a diferença entre os dois primeiros colocados agora é de apenas 225 pontos. O Brasil soma 223, enquanto os Estados Unidos têm 198.

Também não houve mudanças do terceiro ao sétimo colocado, com os lugares sendo ocupados por Rússia (185 pontos), Bulgária (132,5), Sérvia (117), Itália (111) e Polónia (105,5). Já a oitava posição agora pertence à China, que subiu dois postos. O grande salto, porém, ficou por parte de Portugal, que subiu do 36º para o 30º lugar.

Entre as mulheres, a liderança brasileira ficou ainda mais sólida com as conquistas do Grand Prix e dos Jogos de Pequim. Agora, a equipe comandada por José Roberto Guimarães soma 255 pontos, 27 a mais do que os Estados Unidos, que subiram um posto e agora estão na segunda posição.

Cuba também subiu um degrau, do quarto para o terceiro, e mandou a Itália, vice-líder no último ranking, para a quarta colocação. China, Japão, Sérvia, Rússia, Polónia e Coreia do Sul completam a lista dos 10 primeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário