quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Regras do Voleibol de Praia

O tamanho do terreno de jogo é de 16 por 8 mt. A disputa é feita por duplas e tem algumas regras diferentes do voleibol indoor. A bola do voleibol normal tem o mesmo peso, de 260 a 280 gramas, porém a pressão interna é menor.

Seguem algumas regras:

  1. Ganha o set a equipa que atingir primeiro 21 pontos (segundo a regra da FIVB, pela regra da CBV são 18 pontos), desde que exista uma diferença mínima de dois pontos sobre a equipa adversária.
  2. A invasão por baixo da rede é permitida, desde que não atrapalhe a jogada do rival.
  3. Não existe substituição de jogadores. É concedido ao jogador magoado cinco minutos de recuperação. Caso ele não se recupere, sua dupla é considerada incompleta.
  4. Um contacto no bloqueio é considerado como um toque da dupla. A equipa que bloqueou terá o direito a apenas dois outros toques na bola.
  5. Cada dupla terá direito a um tempo de trinta segundos em cada set. No volei indoor são dois tempos.
  6. A defesa quando o jogador retém momentaneamente a bola entre os dedos é permitida no voleibol de praia somente na defesa de uma bola violenta. A bola pode bater em qualquer ponto do corpo do jogador.
  7. O contacto simultâneo entre dois jogadores por cima da rede, provocando a chamada "bola presa", não é considerado falta.
  8. O companheiro do jogador que serve não poderá impedir a visão do adversário, escondendo a jogada ou a trajectória da bola através de barreira. Se solicitado pelo adversário, ele deverá mover-se no sentido lateral.
  9. O serviço pode ser dado de qualquer ponto do fundo do campo. A área de serviço tem oito metros de largura após a linha de fundo.
  10. Na distribuição existe uma grande diferença em relação ao voleibol indoor. A bola distribuida no voleibol de praia não pode dar um giro em torno de seu eixo, caso haja rotação é caracterizado os dois toques.

Sem comentários:

Enviar um comentário