O tamanho do terreno de jogo é de 16 por 8 mt. A disputa é feita por duplas e tem algumas regras diferentes do voleibol indoor. A bola do voleibol normal tem o mesmo peso, de 260 a 280 gramas, porém a pressão interna é menor.
Seguem algumas regras:
- Ganha o set a equipa que atingir primeiro 21 pontos (segundo a regra da FIVB, pela regra da CBV são 18 pontos), desde que exista uma diferença mínima de dois pontos sobre a equipa adversária.
- A invasão por baixo da rede é permitida, desde que não atrapalhe a jogada do rival.
- Não existe substituição de jogadores. É concedido ao jogador magoado cinco minutos de recuperação. Caso ele não se recupere, sua dupla é considerada incompleta.
- Um contacto no bloqueio é considerado como um toque da dupla. A equipa que bloqueou terá o direito a apenas dois outros toques na bola.
- Cada dupla terá direito a um tempo de trinta segundos em cada set. No volei indoor são dois tempos.
- A defesa quando o jogador retém momentaneamente a bola entre os dedos é permitida no voleibol de praia somente na defesa de uma bola violenta. A bola pode bater em qualquer ponto do corpo do jogador.
- O contacto simultâneo entre dois jogadores por cima da rede, provocando a chamada "bola presa", não é considerado falta.
- O companheiro do jogador que serve não poderá impedir a visão do adversário, escondendo a jogada ou a trajectória da bola através de barreira. Se solicitado pelo adversário, ele deverá mover-se no sentido lateral.
- O serviço pode ser dado de qualquer ponto do fundo do campo. A área de serviço tem oito metros de largura após a linha de fundo.
- Na distribuição existe uma grande diferença em relação ao voleibol indoor. A bola distribuida no voleibol de praia não pode dar um giro em torno de seu eixo, caso haja rotação é caracterizado os dois toques.
Sem comentários:
Enviar um comentário