Portugal venceu ontem, com relativa facilidade (3-0: 25/18, 25/13 e 25/13), a Dinamarca no primeiro dia de competição da Poule G, de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010, a disputar, até domingo, na Póvoa de Varzim.
Pese embora o resultado desnivelado, ainda é cedo para fazer cogitações sobre a real força dos dinamarqueses, já que foi a equipa orientada pelo cubano, naturalizado português, Juan Diaz que se mostrou imparável, denotando já um (quase) total entendimento entre o jovem distribuidor Tiago Violas e os experientes atacantes lusos.
O primeiro set começou com o público afecto à Selecção Nacional a "puxar" por Tiago Violas, distribuidor que entrou em campo com a difícil missão de colmatar a ausência, por motivos pessoais, de Nuno Pinheiro. E a verdade é que o jovem júnior deu boa conta de si, e Portugal chegou aos 5-1 com relativa facilidade.
Contudo, os dinamarqueses reagiram e aproximaram-se no marcador (6-8 e 7-9). Bem servido por Violas, o oposto Valdir Sequeira fez o 11-8 e André Lopes, com um serviço directo, o 13-8, mas os dinamarqueses recuperaram novamente e chegaram aos 10-13. O segundo tempo técnico foi atingido com um serviço falhado pela equipa treinada por Fred Sturm e uma vantagem de quatro pontos (16-12) para os portugueses.
Com João José a servir, os comandados de Juan Diaz chegaram construíram uma vantagem substancial (19-13). Os dinamarqueses ripostaram e aproximaram-se (16-20), mas sem incomodar o seu adversário, que fez o 22-17 e o 23-18 através de dois fortes ataques de Valdir Sequeira. Resultado: 25/18 favorável a Portugal, que jogou desinibido e com grande eficácia no ataque.
O segundo set foi ainda mais desequilibrado. Sempre resguardado por uma vantagem folgada (5-1, 12-6), Portugal pôde desenvolver todo o seu Voleibol, colocando-se numa situação privilegiada (17-6) para se aproximar mais do triunfo no jogo.
O resultado com que a equipa lusa fechou este parcial, 25/13, tornou bem evidente a superioridade de atacantes como Valdir Sequeira (imparável no ataque), Flávio Cruz ou Rui Santos quando em confronto na rede com o bloco dinamarquês.
A verdade é que, bem municiados por Violas, os portugueses nunca tiveram verdadeiramente uma oposição ao seu ímpeto atacante.
O terceiro set foi quase uma cópia do anterior. A servir com igual dose de agressividade e de eficácia, Portugal chegou com facilidade aos 6-2, progrediu até aos 10-3 e consolidou o triunfo aos 19-8 com um ponto de Flávio Cruz.
Depois, bastou gerir os pontos até ao resultado final de 25/13, havendo ainda ocasião para utilizar mais três jogadores que não tinham iniciado o encontro.
Valdir Sequeira foi o melhor pontuador do jogo, ao contabilizar 17 pontos, 13 dos quais no ataque. Kristian Knudsen (10 pontos) foi o melhor dos dinamarqueses.
Na Poule G de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010, a realizar na Póvoa de Varzim, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos vai lutar por um dos três primeiros lugares do grupo, que é composto por Portugal, Grécia, Eslovénia, Dinamarca e Roménia.
Nesta 2.ª Ronda, apuram-se os três primeiros classificados, pelo que, consoante a sua prestação, Portugal, se for primeiro classificado, integrará a Poule J (Bulgária, Portugal, 1.º F e 2.º H), se for segundo classificado, a Poule L (Espanha, Sérvia, 2.º F e Portugal) e, se for terceiro classificado, a Poule K (Polónia, França, 1.º E e Portugal).
Sem comentários:
Enviar um comentário